Relato de Experiência
Projeto Atletismo Para Além Das Pistas: Ampliando Possibilidades Educativa
Percebe-se que tradicionalmente o atletismo tem sido negligenciado nas aulas de Educação Física e que as iniciativas para o seu ensino têm enfatizado a perspectiva de rendimento e sobrepujança, limitando-se à prática de procedimentos técnicos. Entretanto, é preciso considerar que o atletismo compreende uma manifestação da cultura corporal histórica e socialmente desenvolvida. Ensiná-lo, problematizando-o, constitui um desafio, pois demanda a superação da visão estrita de modalidade esportiva, para a compreensão de sua especificidade e relevância no contexto sócio-histórico-cultural.
Neste sentido, o projeto de extensão “Atletismo Para Além das Pistas: Ampliando Possibilidades Educativas” teve como objetivo oportunizar experiências formativas através da cultura corporal, redimensionando o trato pedagógico do atletismo e avaliando os significados compartilhados pela comunidade envolvida. As intervenções tiveram como público-alvo os estudantes, entre 12 e 15 anos de idade, do ensino fundamental das Escolas Municipais da cidade de Guanambi – Bahia. O trato pedagógico fundamentou-se no ensino de jogos populares e atividades lúdicas que favoreceram a tematização, a problematização e a aquisição de conhecimentos básicos sobre o atletismo e suas especificidades. No decorrer das aulas foi possível acompanhar a evolução dos alunos no aprendizado de atitudes mais cooperativas e solidárias, bem como o despertar do senso crítico para questionar valores e sentidos atribuídos ao atletismo, resgatando a historicidade e desmitificando sua prática.
Portanto, a ressignificação do atletismo e a sua apropriação nas aulas de educação física advêm da urgência em analisar/problematizar seus aspectos históricos e seu desenvolvimento na sociedade atual, possibilitando assim o aprendizado de valores que repercutem na formação humana e crítica dos alunos, a partir da compreensão de sua totalidade e dinamicidade dialética na realidade social.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial